BULLET JOURNAL PARA UM PLANEJAMENTO PERFEITO

bullet journal como usar

Bullet Journal – Você ainda não sabe o que é? Confere aqui.

O ano começou e você ainda está se perguntando como organizar a vida mais uma vez! Que tal começar pelo Bullet Journal?

Pra quem não conhece, o Bullet é uma ferramenta muito útil não só para a organização pessoal, como também para exercitar a criatividade. Com ele você consegue, organizar seu dia, seu mês e seu ano, além de poder criar ferramentas divertidas e práticas para diversas situações, como por exemplo aquele exercício diário que você precisa fazer mas sempre esquece rs.

Criando um Habit Tracker, dá para acompanhar por dia o que você fez e o que deixou de fazer!

Por aqui gostamos de planner e bullet, mas o negócio é se organizar, então ta  valendo de tudo! Eu (Bruna) sou #bulletlover e inclusive os vídeos com mais acessos no meu canal são sobre Bullet Journal.

Vou explicar resumidamente as principais páginas de um bullet, quais os melhores materiais e páginas bônus que super funcionam!

Para início de conversa, compre um caderno. Pode ser com pauta ou sem pauta, aramado ou não, você define o melhor caderno para fazer seu bullet journal.
Dica importante: Tenta comprar algo que seja fácil de carregar para vários lugares e caiba em qualquer bolsa.


Aqui já dá para ver que temos um caderno sem pautas e canetas coloridas, mas como eu disse, fica no seu gosto de qual material comprar para fazer o seu ok?! E aproveitando a foto, já tem a primeira ferramenta necessária para iniciar o seu bullet, que são as keys ou chaves para quem gosta do bom e velho português.
Elas vão te orientar nas tarefas do dia, só para te dar um norte na hora de colocar cada uma no papel e depois para dar aquele check maroto.

Eu gosto de fazer da seguinte maneira:
•   TAREFA
TAREFA COMPLETA
–   TAREFA CANCELADA
TAREFA ADIADA
TAREFA ANTECIPADA
○  EVENTO
 PRIORIDADE
BLOG
FINANÇAS
♥  ANIVERSÁRIO
VIAGEM

Depois de definir as suas chaves, já faz um calendário do ano para não se perder nas datas! Só dar uma conferida no Pinterest que tem várias inspirações para você fazer um calendário lindão.

Como eu gosto de praticidade, esse ano eu resolvi fazer apenas o future log, que é uma visualização do ano inteiro separado em meses e que você já pode anotar as tarefas do ano inteiro.


Vale soltar a criatividade e usar um future log coloridinho, mais simples ou com formas diferentes, mas o importante é conseguir ver seus compromissos anuais.

Depois disso, vamos ao índice, que existe em todos os livros e serve para te mostrar em que cada página uma ferramenta se encontra. Sim, vamos colocar páginas em cada folha ok?!
Para fazer o índice é bem simples, basta escrever ÍNDICE no topo de uma folha em branco e depois ir anotando a página e do lado o que está naquela página, vamos ver um exemplo.


É como um livro mesmo, descrição e página para não se perder ao longo do bullet. Vale lembrar que você pode colocar o índice antes ou depois das keys e do future log ok?!
Se você não quiser acrescentar mais nada depois dessas ferramentas, já vamos começar o nosso mês! Cria uma capa para demarcar o início do mês e se quiser, faz um calendário editorial para não se perder.

LEIA TAMBÉM: planejamento mensal e calendário editorial
Esse calendário pode ser no método Ryder Carrol que é bem simples ou pode ser algo mais personalizado, vai da sua escolha e tempo para fazer.


Esse é o método do criador do bullet, colocando o nome do mês no topo e os dias do mês na lateral. Ele também costumar colocar os dias da semana do lado dos números. É um método simples mas cumpre o papel dele.


O calendário editorial é esse com os quadradinhos que dá para escrever e visualizar o mês melhor! Eu gosto mais desse formato, mas vai do gosto de cada um!
Depois de criar as páginas principais e o calendário do mês, só pesquisar diferentes ideias para planejar a sua semana e se jogar de vez na organização prática.
Nada de ficar triste e desistir só por que você não tem habilidade criativa para deixar o bullet journal lindo igual o das outras pessoas. O que importa aqui é a organização e não a beleza!
E se você quer se inspirar, segue a nossa pasta no Pinterest que tem bastante inspiração bacana por lá ou dá um pulinho nesse post aqui que eu fiz a bastante tempo e que pode ajudar em alguma dúvida.

Me conta aqui depois se você vai usar o bullet journal para organização e se já usa, mostra pra gente! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *